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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Primeiro aplicativo Android


1.     INTRODUÇÃO

Este tutorial destina-se aos usuários iniciantes que estão começando a programar softwares e desconhecem o funcionamento de uma IDE de desenvolvimento. No decorrer deste tutorial iremos criar uma aplicação básica, com função de somar valores digitados na tela.
Iremos declarar variáveis  criar eventos, converter valores, efetuar operação básica de soma e exibir o valor total na tela em um campo editável.

2.       O APLICATIVO


1. Inicie o ambiente de desenvolvimento Eclipse.
Se precisar de orientação para preparar o ambiente veja o tutorial Preparando ambiente de desenvolvimento Android.
2. Clique em File/New/Project...


3. Na janela que surgiu selecione (Android/Android Application Project) e clique em Next


4. Na janela seguinte vamos preencher os dados como o indicado
  • Application Name: “Meu Primero Aplicativo” 
(O nome do aplicativo a ser exibido na Play Store e no Gerenciador de Aplicativos do aparelho) .
  • Project Name: “MeuPrimApp” 
(Nome do seu projeto no Eclipse, normalmente é o nome de seu aplicativo sem espaços).
  • Package Name: “com.example.meuprimapp” 
(Nome do seu pacote no projeto, forma única no qual será identificado via código. É o NameSpace do aplicativo.) Coloque exatamente como está no tutorial, mais para frente você entenderá melhor quando falarmos de orientação a objetos no Android.
  • O restante das configurações selecione segundo o dispositivo que irá usar para testar.
  • Pressione Next.


5. Clique em Finish (Caso não habilitado clique em Next até habilitar)
6. Acesse o Package Explorer e abra a activity de seu projeto

Para exibir o Package Explorer clique no primeiro ícone na parte inferior esquerda da tela . Para acessar sua activity vá ao cainho “MeuPrimeiroApp/res/layout/activity_main.xml”.
7. Na tela que surgiu
  • Retire o Hellow World
  • Coloque três controles text field para números decimais
  • Coloque um botão
  • Modifique as propriedades Id dos três controles de texto @+id/txtValor1, @+id/txtValor2, @+id/txtTotal e do botão para @+id/btnExecutar
  • Altere a propriedade Text do botão para ’Executar’

8. No Package Explorer acesse MeuPrimeiroApp/src/com.example.meuprimeiroapp/MainActivity.java
9. Entre com o código abaixo:

package com.example.meuprimapp;

import com.example.meuprimapp.R.id;
import android.os.Bundle;
import android.app.Activity;
import android.view.Menu;
import android.view.View;
import android.widget.EditText;

public class MainActivity extends Activity {

   //Button btnExecutar = (Button) findViewById(id.btnExecutar);
  
    @Override
    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.activity_main);
    }

    @Override
    public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
        // Inflate the menu; this adds items to the action bar if it is present.
        getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_main, menu);
        return true;    }
   
    public void btnExecutarClick(View v)
    {
          //obtendo os objetos que serão usados na tela para o calculo
          EditText txtValor1 = (EditText) findViewById(id.txtValor1);
          EditText txtValor2 = (EditText) findViewById(id.txtValor2);
          EditText txtTotal = (EditText) findViewById(id.txtTotal);
         
          //declarando as variaveis que farão o calculo
          double varValor1 = Double.parseDouble(txtValor1.getText().toString());
          double varValor2 = Double.parseDouble(txtValor2.getText().toString());
          double varTotal = varValor1 + varValor2;
         
          //após finalizar o calculo atribuindo o valor total ao controle totalizador
          txtTotal.setText(Double.valueOf(varTotal).toString());
    }
}


10. Abra sua activity novamente e selecione o controle botão
11. Localize a propriedade On Click e preencha com o valor btnExecutarClick (Nome do método onde foi implementado o código do botão)



12. Execute o aplicativo clicando em Run



13. O resultado será a abertura do emulador Android. Aguarde o termino do carregamento e execute o aplicativo no menu caso ele não inicie automaticamente. Lembre-se o mouse é seu dedo.

1.     CONCLUINDO

Espero que para um primeiro aplicativo tenha sido bastante divertida sua execução, gostaria de dizer que estaremos montando códigos o mais completos o possível e que se caso o leitor tenha alguma duvida basta postar como comentário, pois o autor do post receberá um e-mail com o comentário assim que moderado.
Para instalar o aplicativo no celular basta copiar o arquivo *.apk criado na pasta do projeto em bin, ao executar em seu celular ele será instalado como qualquer outro aplicativo.
O Download do fonte será colocado no fim do post para download compactado no formato *.rar.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão para melhorar o post deixe seu comentário. Estou aceitando pedidos também.

2.     DOWNLOADS


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