Tecnologia do Blogger.

Localizar

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estimulando o jovem empreendedor

JOGOS DE EMRPESAS


Abrir uma empresa, administrar, gerir equipes e competir num mercado cada vez mais globalizado deixou de ser coisa de amadores para se tornar cada vez mais um assunto profissional. Como todo bom gestor sabe, bons profissionais devem ser bem treinados, assim como o bom gestor também deve estar igualmente preparado para seu negocio.
Segundo informações fornecidas pelo IBGE quase metade das empresas fecham suas portas antes do terceiro ano de vida e segundo o SEBRAE o motivo maior do fechamento das portas destas novas empresas é a falta de conhecimento administrativo.
O objetivo deste artigo não é conceitualizar administração de empresas, mas mostrar um recurso em específico para ajudar aos futuros empreendedores e administradores a adquirir conhecimento teórico e motivacional necessário para tocar seu negócio.
Este recurso são os jogos de empresas. Jogo de Empresa é um recurso conhecido mundialmente e muito praticado, não somente na atualidade, mas desde 3000 anos a.C. através de jogos simuladores de guerra por Wei-Hai na China. Atualmente no Brasil existem muitos recursos para este brinquedo de gente séria.

Desafio SEBRAE (O mais conhecido deles)


Uma vez por ano o SEBRAE promove um jogo de empresas conhecido nacionalmente e no qual já tive a oportunidade de participar.
Participado somente por estudantes de curso superior, de qualquer área de conhecimento o  Desafio SEBRAE se tornou muito concorrido e bem premiado. No ano de 2012 os prêmios foram:
Nas finais estaduais
Os integrantes das equipes vencedoras de cada estado recebem um troféu, além de uma bolsa para participar gratuitamente de um dos cursos ofertados pelo Sebrae. As universidades de origem dos participantes das equipes vencedoras estaduais também recebem um troféu. Dependendo do Estado, haverá outras premiações.
Na seminal nacional
Cada participante das 8 equipes classificadas para a final nacional recebe como prêmio um Ipad.
Na final nacional, os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, incluindo:
  • Passagem aérea,
  • hospedagem,
  • ajuda de custo para alimentação,
  • guia local para as visitas técnicas,
  • deslocamentos terrestres previstos na programação oficial,
  • seguro de viagem.

Na final nacional, ainda, serão concedidas bolsas de estudo integrais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do programa FGV Online, conforme abaixo discriminado:
  • Para a equipe vencedora, ou seja, aquela que obtiver a maior pontuação na fase final nacional, uma bolsa em MBA Executivo Nacional;
  • Para o 2º e 3º lugares, uma bolsa do programa Séries Estratégicas;
  • Para o 4º ao 8º lugares, uma bolsa em curso de 30 (trinta) horas.

Está previsto para o segundo semestre de 2013 o desafio deste ano.
No ano em que participei, o jogo consistia em montar uma empresa para fabricar champô, minha equipe era composta de cinco pessoas e nós através de um software enviado pelo SEBRAE por um CD tínhamos de tomar todas as decisões estratégicas que envolviam desde a produção de nosso produto até a distribuição. Para auxiliar ao jogo o SEBRAE envia juntamente com o CD uma pequena apostila com os conceitos e formulas matemáticas básicas para serem aplicados no jogo.
A partir do inicio do jogo a equipe recebe as missões que serão passadas pelo SEBRAE que compõem basicamente, produzir, investir, vender e entregar:
  • Produzir: quantidade que vai ser produzida se vai ser feita hora extra se vai ser contratado mais funcionários, levando sempre em conta todo o custo envolvido no processo e o preço de venda do produto;
  • Investir: aumento da capacidade produtiva, pesquisa de produtos e etc, lembrando que o dinheiro gasto com investimento vai deixar de ser gasto em outros setores podendo impactar diretamente na produção, lucro e consequentemente no preço de venda do produto;
  • Vender: Tudo que você produz deve ser vendido ou será guardado no estoque se ficar com produto retido tem custo de armazenagem, além disto, você deverá gerar o preço de venda pensando na forma de penetração no mercado e lembrando que suas receitas vão impactar diretamente na produção do mês seguinte e no pagamento dos seus credores.
  • Entregar: tudo que é vendido tem de ser entregue e a entrega é parte crucial para as vendas futuras, afinal você é uma indústria e não pode atrasar e o empreendedor deve lidar sempre com os riscos de mercado. Greve de caminhoneiros, problemas na produção e etc.

O jogo num primeiro momento pode parecer simples, mas ele irá o tempo todo acompanhar a tendência do mercado, logo se houver greve de caminhoneiros isso ocorrerá no jogo, e você está sujeito a problemas com entrega de matéria prima, visto que tomou a decisão de comprar de um fornecedor mais barato, que não honrou a entrega e muitos outros problemas que podem ser criados, já que o game é atualizado com frequência e todo ano sofre algumas modificações para aumentar o desafio.

Investimento em Ações


Investir recursos em ações da bolsa pode ser uma outra forma de empreender, e se você gostaria de treinar e aprender com dados reais, existem muitas e muitas ferramentas gratuitas disponíveis para ajudar com seu aprendizado e eu vou mostrar aqui através do velho Ctrl+C e Ctrl+V.

SimulAção

Simule a compra e a venda de ações utilizando uma plataforma web semelhante a um home broker usado no mercado real. Por meio do simulador é possível aprender a investir em ações fazendo uso de dados reais, como se você já estivesse atuando no mercado.

Folhainvest

O Folhainvest é resultado de uma parceria entre a BM&FBOVESPA e o jornal Folha de São Paulo. Ao se inscrever, cada participante recebe um capital fictício de R$ 200 mil e alguns lotes de ações para que consiga obter a melhor rentabilidade de sua carteira executando operações de compra e de venda de ações. Além de aprender e simular os ganhos da carteira, os participantes concorrem a prêmios.

UOL Invest

O UOL Invest, parceria entre a BM&FBOVESPA e o UOL, é um simulado totalmente gratuito, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado de ações na prática. Além de aprender e simular os ganhos da carteira, os participantes ainda podem ganhar prêmios, como viagens, cursos e passagens aéreas.

Simulador do Tesouro Direto

Com o Simulador de investimentos do Tesouro Direto, você escolhe um sonho que deseja realizar e visualiza como transformá-lo em realidade por meio da compra de títulos públicos.

Simulador Mercados Futuros

O Simulador Mercados Futuros é uma maneira simples e dinâmica de proporcionar ao público conhecimentos básicos sobre o mercado de derivativos. O participante tem acesso a cotações reais e pode acompanhar, um ranking com os resultados conquistados, comparando seu desempenho com o de outros investidores virtuais. Os melhores investidores também são premiados.

Capacitação de pessoal


Existem muitas formas de capacitar sua equipe gestora inclusive utilizando de jogos de empresas, o que é muito comum apesar de muito mau empregado através de palestras chatas e dinâmicas inúteis sempre acompanhadas daqueles vídeos chatos motivacionais que vão somente agregar custo e perda de tempo produtivo para sua empresa.
As palestras de treinamento devem ser bem direcionadas à problemática da empresa fazendo seu funcionário lidar com os problemas reais existentes. Os jogos e dinâmicas devem ser bem elaborados levando em consideração sua necessidade. Pegar joguinhos e dinâmicas existentes na internet pode não agregar muito ao seu problema. Se sua empresa não tem um problema de relacionamento por que empregar uma dinâmica de trabalho em equipe?
Se sua empresa paga baixos salários não adianta colocar o melhor palestrante sobre motivação que seu funcionário não tem estimulo para se motivar.
Alguns links com simuladores para você avaliar:

Tabela 1 – Organizações internacionais que tratam de Jogos e Simulações
Organização
Origem
Temas de Interesse
Endereço eletrônico
ABSEL
EUA
Jogos e Simulações
NASAGA
EUA
Jogos e Simulações
ISAGA
Inglaterra
Ferramentas pedagógicas
OzSAGA
Austrália
Jogos e Simulações
SAGSET
Inglaterra
Jogos e Simulações
EPS
Alemanha
Jogos e Simulações
N/D
SIGSIM
EUA J
ogos e Simulações
SGX
EUA
Jogos e Simulações
SIMULAB
Brasil
Jogos e Simulações
JASAG
Japão
Jogos e Simulações
Outros endereços interessantes
Diversos países
Ferramentas pedagógicas, jogos e simulações
Fonte: atualizado e adaptado de Sauaia (1995: 10)

Conclusão


O artigo foi sucinto e teve por finalidade somente despertar o conhecimento sobre a existência e das possibilidades do uso estratégico de Jogos de Empresa. Se tiver interesse em se conceitualizar melhor sobre o assunto gostaria de sugerir a leitura dos artigos usados como fonte para construção des post:

0 comentários: