1. INTRODUÇÃO
Este tutorial destina-se aos usuários iniciantes que estão começando a programar softwares e desconhecem o funcionamento de uma IDE de desenvolvimento. No decorrer deste tutorial iremos criar uma aplicação básica, com função de somar valores digitados na tela.
Iremos declarar variáveis criar eventos, converter valores, efetuar operação básica de soma e exibir o valor total na tela em um campo editável.
Iremos declarar variáveis criar eventos, converter valores, efetuar operação básica de soma e exibir o valor total na tela em um campo editável.
2. O APLICATIVO
Se precisar de orientação para preparar o ambiente veja o tutorial Preparando ambiente de desenvolvimento Android.2. Clique em File/New/Project...
3. Na janela que surgiu selecione (Android/Android Application Project) e clique em Next
4. Na janela seguinte vamos preencher os dados como o indicado
- Application Name: “Meu Primero Aplicativo”
(O nome do aplicativo a ser exibido na Play Store e no Gerenciador de Aplicativos do aparelho) .
- Project Name: “MeuPrimApp”
(Nome do seu projeto no Eclipse, normalmente é o nome de seu aplicativo sem espaços).
- Package Name: “com.example.meuprimapp”
(Nome do seu pacote no projeto, forma única no qual será identificado via código. É o NameSpace do aplicativo.) Coloque exatamente como está no tutorial, mais para frente você entenderá melhor quando falarmos de orientação a objetos no Android.
- O restante das configurações selecione segundo o dispositivo que irá usar para testar.
- Pressione Next.
5. Clique em Finish (Caso não habilitado clique em Next até habilitar)
6. Acesse o Package Explorer e abra a activity de seu projeto
Para exibir o Package Explorer clique no primeiro ícone na parte inferior esquerda da tela. Para acessar sua activity vá ao cainho “MeuPrimeiroApp/res/layout/activity_main.xml”.
7. Na tela que surgiu
- Retire o Hellow World
- Coloque três controles text field para números decimais
- Coloque um botão
- Modifique as propriedades Id dos três controles de texto @+id/txtValor1, @+id/txtValor2, @+id/txtTotal e do botão para @+id/btnExecutar
- Altere a propriedade Text do botão para ’Executar’
9. Entre com o código abaixo:
package com.example.meuprimapp;
import com.example.meuprimapp.R.id;
import android.os.Bundle;
import android.app.Activity;
import android.view.Menu;
import android.view.View;
import android.widget.EditText;
public class MainActivity extends Activity {
//Button btnExecutar = (Button)
findViewById(id.btnExecutar);
@Override
protected void onCreate(Bundle
savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
@Override
public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
// Inflate the menu; this adds items to the action bar if it is present.
getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_main, menu);
return true; }
public void btnExecutarClick(View v)
{
//obtendo os objetos que serão
usados na tela para o calculo
EditText txtValor1 = (EditText)
findViewById(id.txtValor1);
EditText
txtValor2 = (EditText) findViewById(id.txtValor2);
EditText
txtTotal = (EditText) findViewById(id.txtTotal);
//declarando
as variaveis que farão o calculo
double varValor1 = Double.parseDouble(txtValor1.getText().toString());
double varValor2 =
Double.parseDouble(txtValor2.getText().toString());
double varTotal = varValor1
+ varValor2;
//após finalizar o calculo atribuindo
o valor total ao controle totalizador
txtTotal.setText(Double.valueOf(varTotal).toString());
}
}
10. Abra sua activity novamente e selecione o controle botão
11. Localize a propriedade On Click e preencha com o valor btnExecutarClick (Nome do método onde foi implementado o código do botão)
12. Execute o aplicativo clicando em Run
1. CONCLUINDO
Espero que para um primeiro aplicativo tenha sido bastante divertida sua execução, gostaria de dizer que estaremos montando códigos o mais completos o possível e que se caso o leitor tenha alguma duvida basta postar como comentário, pois o autor do post receberá um e-mail com o comentário assim que moderado.
Para instalar o aplicativo no celular basta copiar o arquivo *.apk criado na pasta do projeto em bin, ao executar em seu celular ele será instalado como qualquer outro aplicativo.
O Download do fonte será colocado no fim do post para download compactado no formato *.rar.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão para melhorar o post deixe seu comentário. Estou aceitando pedidos também.
0 comentários:
Postar um comentário
É um prazer o Mundo Conecto possuir um leitor assim como você, participativo e que não aceita ser meramente um figurante na vida e acaba exigindo seu lugar como protagonista.