1.
INTRODUÇÃO
Antes de se iniciar o
desenvolvimento é importante ter conhecimento da estrutura da linguagem e
formas de se efetuar operações e declarar variáveis. Neste artigo irei
demonstrar alguns tipos de variáveis, operadores e forma de se declarar uma variável
em Android.
2.
Declarando uma variável
No Android toda variável deve ser declarada e tipada, visto
que o Android assim como o Java é uma linguagem fortemente tipada.
Para declarar uma variável você deve informar o seu tipo
seguido do nome da variável.
3.
Tipos de Variáveis
Tipos de dados Numéricos Inteiros
|
|
Tipo
|
Armazenamento
|
Int
|
4 bytes
|
Short
|
2 bytes
|
Long
|
8 bytes
|
Byte
|
1 byte
|
Tipos de dados Numéricos Ponto Flutuante
|
|
Float
|
4 bytes
|
Double
|
8 bytes
|
Tipos de dados de Caractere ou Texto
|
|
Char
|
2 bytes
|
String
|
Indefindo
|
Tipo de dados Lógico
|
|
Boolean
|
Pode variar
|
Caracteres especiais e seus significados
|
||
Caractere
|
Nome
|
Significado
|
\b
|
Backspace
|
Retrocesso
|
\t
|
Tab
|
Tabulação
|
\n
|
NewLine
|
Quebra de
linha
|
\r
|
Carriage
return
|
Retorno do
carro
|
\”
|
Double
quote
|
Aspas
duplas
|
\’
|
Single
quote
|
Aspas simples
|
\\
|
Backslash
|
Barra
invertida
|
4.
Operadores
Operadores aritméticos
|
||
Símbolo
|
Descrição
|
|
+
|
Adição ou
sinal de positivo
|
|
-
|
Subtração
ou sinal negativo
|
|
*
|
Multiplicação
|
|
/
|
Divisão
|
|
%
|
Resto da
divisão
|
|
++
|
Incrementa
em unidade
|
|
--
|
Decrementa
em unidade
|
|
Operadores relacionais
|
||
==
|
Igualdade
|
|
!=
|
Diferença
|
|
>
|
Grandeza
(Esquerdo maior que direito) ou Maior que
|
|
<
|
Grandeza
(Direito maior que esquerdo) ou Menor que
|
|
>=
|
Grandeza
(Esquerda maior ou igual ao Direito) ou Maior ou igual a
|
|
<=
|
Grandeza
(Direito maior ou igual ao esquerdo) ou Menor ou igual a
|
|
Operadores lógicos
|
||
&&
|
E lógico (o
and em outras linguagens)
|
|
||
|
OU lógico
(o or em outras linguagens)
|
|
!
|
Não (o not
em outras linguagens)
|
|
5.
CONCLUINDO
O conhecimento do conteúdo deste
artigo é essencial para qualquer desenvolvedor iniciar o aprendizado de uma
nova linguagem de programação, pois é vital conhecer como se declara uma variável
e os tipos básicos disponíveis, claro que se tratando de uma linguagem
orientada a objetos teremos tipos finitos de variáveis e iremos passar por sua
maioria à medida que os artigos forem escritos.
Em breve iniciaremos nosso
primeiro aplicativo Android.
Caso você tenha alguma dúvida ou
sugestão para melhorar a planilha deixe seu comentário.
0 comentários:
Postar um comentário
É um prazer o Mundo Conecto possuir um leitor assim como você, participativo e que não aceita ser meramente um figurante na vida e acaba exigindo seu lugar como protagonista.