BPM
Introdução
As empresas possuem seus
processos mapeados, com a documentação na mão, mas ou não sabem o que fazer com
a documentação, ou não sabem como ela funciona. O BPM (Business Process Management) vai facilitar o
entendimento desta documentação, tirando toda a ideia da cabeça e implementar
através de sistema de modelagem que serão usados pelos executivos da empresa
que melhorarão a visão que possuem sobre o processo da empresa conhecendo os
diferentes departamento de debatendo entre si as melhores metodologias de
trabalho. O resultado dessa modelagem vai gerar uma linguagem de fácil
entendimento entre os departamentos, facilitando a comunicação entre o
departamento de TI e os departamentos de negocio.
Conceitos Preliminares
O processo de informatização das
empresas com a utilização de sistemas ERPs criou um novo problema, esse
problema estava diretamente relacionado à necessidade dos processos das
organizações se adaptarem a regra de negocio dos sistemas utilizados já que uma
customização pode gerar custos elevados, prazos longos e exigem a utilização de
profissionais de TI engessando então os processos das empresas que precisam
cada vez mais ser flexíveis para se adaptarem de forma rápida as novas
necessidades impostas pelo mercado no desenvolvimento de novos projetos e
reduções de custo para se tornarem cada vez mais competitivas.
A necessidade de flexibilizar o
processo gerou o conceito do BPM (Business Process Management, ou Gestão de
Performance Corporativa) que é razoavelmente novo “passando a ser usado em
grande escala a partir de 2003 em empresas norte americanas” (Next Generation
Center “Intel”). O BPM não possui a finalidade de substituir os sistemas ERPs
usados nas empresas, mas extraindo as regras de negócios geridas por estes
sistemas, um BPMS possibilita a analise de processos sem alterar a programação
da regra.
O BPM acompanha de forma
sistemática como os recursos são alocados quando convertidos em ações,
permitindo:
Analise:
Verificar quem, quando, como e o que foi executado e o que essa ação representa
no processo como um todo.
Definição:
o que, por quem, quando e como uma parte ou todo o processo deverá ser
executado.
Execução:
Diz ao usuário o que deve ser feito, dando as informações detalhadas do escopo
da tarefa e informações cruciais ao tempo que deverá ser empregado na sua
execução.
Monitoramento:
O sistema BPM é capaz de fornecer informações detalhadas micro e macro sobre o
processo e todos os envolvidos na sua execução, podendo haver detalhes sobre os
recursos usados para sua execução.
Administração:
Com todos os dados que podem ser colhidos pelo sistema o gestor pode tomar
decisões para otimizar o processo usando os próprios envolvidos nas áreas de
gestão padronizando o processo e facilitando a adaptação dos envolvidos.
DEFININDO A ESTRUTURA DO BPM
Como já considerado o mercado
impõe às organizações um auto grau de flexibilidade e adaptação, fazendo com
que “não haja uma combinação única e exata dos processos, metodologias e
indicadores”.
O BPM pretende automatizar todo o
fluxo de forma rápida e simples “ajudando a empresa a controlar melhor seus
próprios processos, a reformá-los quando necessário e a realizar tarefas
importantes com maior eficiência”. Além disso o sistema de BPM permite acesso
simplificado a informações existentes em bases diferentes contendo dados
gerados por sistemas informatizados que automatizam a regra de negocio dos
diferentes departamentos da empresa.
BPM x Workflow
A principio, um sistema BPM pode
ser facilmente confundido com um sistema Workflow já que o surgimento de um
fluxo BPM ser de um workflow. A base de trabalho do antigo workflow era
unicamente a automação do fluxo de trabalho e embora um BPM não tenha a
intenção de substituir outras soluções de TI ele tende a complementar e
integrar essas soluções.
Um BPM deve permitir que um
usuário receba sua tarefa numa caixa de entrada de forma semelhante a um
correio eletrônico, onde receberão todas as informações e instruções referentes
ao escopo da tarefa a ser executada. Documentos disponíveis e necessários para
iniciar a execução da tarefa também ficarão disponibilizados nesta mensagem em
forma de links eliminando a necessidade de uso de papel, telefonemas de contato
para solicitar instruções.
A idéia de modelagem de um fluxo
de processos surgiu dos padrões promovidos pela Workflow Management Coalition
(WfMC), no entanto cada ferramenta de workflow usava sua própria notação
gráfica, já em um sistema de BPM deve adotar os padrões estabelecidos pela
Business Process Management Iniciative.
Os antigos workflows não incluíam
operações executadas fora de sua estrutura, enquanto todos os BPMs enviam
informações para sistemas externos, aguardam o processamento e recolhem os
dados do resultado posteriormente para que a operação possa ser continuada por
meio de usuários.
BI x BPM
Embora não seja uma ferramenta
puramente estratégica, como os produtos de BI (Business Inteligense) o BPM pode
explicar por que muitas vezes essas ferramentas não produzem o efeito desejado.
O BI destina-se principalmente ao acompanhamento do passado oferecendo
informações que serão centralizadas no BPM que se destina ao ajuste de
operações e decisões táticas para uma análise de desempenho. O BI possui
características que o fazem mais departamental enquanto o BPM vai acompanhar
todo o processo e suas etapas gerando informações micro e macro dos dados
analisados.
O BPM possui características de pró-atividade
sendo capaz de emitir alertas em tempo real de desvios que estejam acontecendo
no fluxo do processo, enquanto o BI possui característica reativa, pois é baseado
em analise histórico.
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