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segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um resumão do PMBOK


QUAIS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E QUAL A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DO PROJETO?

Os itens abaixo representam as áreas de conhecimento:

  • Gerenciamento de integração do projeto
  • Gerenciamento de escopo do projeto
  • Gerenciamento de tempo do projeto
  • Gerenciamento de custo do projeto
  • Gerenciamento de qualidade do projeto
  • Gerenciamento de recursos humanos do projeto
  • Gerenciamento das comunicações do projeto
  • Gerenciamento de riscos do projeto
  • Gerenciamento de aquisições do projeto

Através das áreas do conhecimento é possível mapear de forma detalhada a “Restrição Tripla” (escopo, tempo e custo) definindo melhor a qualidade de acordo com o balanceamento dos três itens da restrição tripla.
A formação do projeto vai garantir a real identificação das necessidades, fazer com que os objetivos tornem-se claros e alcançáveis, balanceamento das demandas conflitantes (qualidade, escopo, tempo e custo) e adaptação das especificações de acordo com todos os stakeholders.



2.    GERENCIAMENTO DAS INTEGRAÇÕES

2.1.Objetivos


Definir o relacionamento entre os diferentes processos e atividades do gerenciamento do projeto, definindo e controlando mudanças de forma que o escopo geral permaneça síncrono.
Exemplo:
Uma estimativa de custo necessária para um plano de contingência envolve a integração dos processos de um planejamento descrito mais detalhadamente aos processos de gerenciamento de custo, tempo e risco.

2.2.Quais os processos e as definições?

2.2.1.  Termo de abertura do projeto (Autoriza formalmente um projeto)


Emitido pelo patrocinador do projeto, normalmente neste ponto é definido o gerente do projeto, podem ser realizados fora da organização do projeto por uma empresa, agencia governamental, companhias e etc.
Sua existência é ativada por um estimulo que pode ser problema, oportunidade, necessidade de negocio. Após sua ativação será feita a decisão se será emitido ou não. Os métodos envolvem medição do valor ou atração para o patrocinador entre outros fatores internos da organização. Para formalizar o termo de abertura estudo de viabilidade, avaliação de necessidade, plano preliminar e ou outras formas de analise executadas separadamente antes de sua emissão.

2.2.2.  Declaração do escopo preliminar do projeto (descrição de alto nível do projeto)



É a definição do projeto, caracteriza o que será realizado, define as características e limites do projeto e seus produtos e seus serviços associados.
Sua formação é feita a partir das informações colhidas junto ao iniciador ou patrocinador.

2.2.3.  Plano de gerenciamento do projeto (ações necessárias para definir, unir, integrar e coordenar todos os planos auxiliares do projeto)


Inclui as ações necessárias para definir coordenar e integrar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento de projeto. É atualizado e revisado por meio de processo integrado por meio de processo integrado de mudança. Define  como o processo é executado, monitorado, controlado e encerrado.


2.2.4.  Orientar e gerenciar a execução (executa o trabalho definido no projeto para atingir os requisitos do escopo)


Parte do projeto responsável pela definição dos recursos necessários como recursos financeiros, treinamento, pré-seleção de fornecedores, materiais, ferramentas, equipamentos, instalações e etc.
O gerente do projeto junto com a equipe orienta o desempenho das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces.
Este processo também implementa
Ações corretivas;

  • Ações preventivas 
  • Solicitações de reparo de defeitos

2.2.5.  Monitorar e controlar o trabalho do projeto (controle e monitoramento dos processos)


Realizado pra monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento. O processo monitorar e controlar o trabalho do projeto deve ocorrer durante todo o projeto. Inclui coleta medição e disseminação das informações sobre o desempenho e a avaliação das medições e tendências para efetuar melhorias no projeto.

2.2.6.  Controle integrado de mudanças (revisa todas as solicitações de mudanças)


Realizado do inicio do projeto até o termino, responsável por validar as mudanças que podem ser executadas ou que foram executadas.
Muitas vezes inclui um comitê de controle de mudanças, responsável pela aprovação ou rejeição das mudanças solicitadas. Se o projeto for regido por um contrato neste caso as mudanças precisam ser aceitas pelo cliente (contratante).

2.2.7.  Encerrar o projeto (finaliza todas as atividades)


Envolve a realização da parte de encerramento do projeto. Nos projetos de várias fazes este processo encerra parte do escopo e as atividades a ele relacionadas.
A realização do processo de encerramento administrativo também inclui as atividades integradas necessárias para coletar os registros do projeto, analisar o sucesso ou fracasso do projeto, reunir as lições aprendidas e arquivar as informações sobre o projeto.
Alguns contratos podem conter termos para o processo de encerramento de projeto e neste caso devem ser parte deste procedimento, multas, estouro de orçamento, limite de prazo e etc.

3.    GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO

3.1.Objetivos

Inclui os processos necessários para que todo o projeto possua o trabalho necessário e somente ele para terminar o projeto com sucesso. Trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto.

3.2.Subdivisões

Escopo do produto: as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.
Escopo do projeto: o trabalho que precisa ser executado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

3.3.Quais processos e definições?

3.3.1.  Planejamento do escopo (Plano de gerenciamento do escopo que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado) 

Exige um balanceamento cuidadoso de ferramentas, fontes de dados, metodologias, processos e procedimentos, e de outros fatores, para garantir que o esforço gasto nas atividades de determinação do escopo esteja de acordo com o tamanho, complexidade e importância do projeto.
O plano de gerenciamento do escopo do projeto é uma ferramenta de planejamento que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, verificar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto. O desenvolvimento do plano de gerenciamento do escopo do projeto e o detalhamento desse escopo do projeto se iniciam pela analise das informações contidas no termo de abertura do projeto, pela declaração do escopo preliminar do projeto, pela ultima versão aprovada do plano de gerenciamento do projeto, pelas informações históricas contidas nos ativos de processo organizacionais e por quaisquer fatores ambientais relevantes para a empresa.

3.3.2.  Definição do escopo (declaração detalhada do projeto como a base para futuras decisões)


É desenvolvida a partir das principais entregas, premissas e restrições, que são documentadas durante a iniciação do projeto, na declaração do escopo preliminar. Durante o planejamento, o escopo do projeto é definido e descrito mais especificamente por que se conhecem mais informações sobre o projeto. Necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas são analisadas para garantir que estejam completas, adicionando-se mais premissas e restrições conforme necessário.

3.3.3.  Criar EAP (subdivisões das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores)


Decomposição hierárquica orientada a entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto. Organiza e define o escopo total do projeto. Subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. É possível agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado contido nos componentes de nível mais baixo da EAP, denominados pacotes de trabalho.
Representa o trabalho especificado na declaração  do escopo do projeto aprovado atual.

3.3.4.  Verificação do escopo (formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas)


Processo de obtenção da aceitação formal pelas partes interessadas do escopo do projeto terminado e das entregas associadas. Inclui a revisão das entregas para garantir que cada uma delas foi terminada de forma satisfatória.
Se o projeto foi finalizado antes do termino (abortado), o processo de verificação do escopo do projeto deve determinar e documentar o nível e a extensão do término. Trata especialmente da verificação das entregas não importando com a qualidade da execução. O controle da qualidade é normalmente executado antes da verificação do escopo.

3.3.5.  Controle do escopo (controle das mudanças no escopo do projeto)


Trata de influenciar os fatores de mudança do escopo do projeto e de controlar o impacto dessas mudanças. O controle do escopo garante que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas recomendadas sejam processadas por meio do processo Controle integrado de mudanças do projeto. Também é usado para gerenciar as mudanças no momento em que efetivamente ocorrem e é integrado a ‘outros processos de controle. As mudanças não controladas são normalmente chamadas de aumento do escopo do projeto. Mudanças são inevitáveis e portanto exige algum tipo de processamento e controle de mudanças.

3.4.O que é o termo de referência do projeto?


É o termo de abertura do projeto onde consta a documentação preliminar do escopo e todas as informações levantadas junto ao patrocinador. É a analise de requisitos do produto ou serviço a ser projetado.
Descrição na seção 2.2

3.5.Declaração de escopo


A declaração do escopo é formada pela definição do escopo que foi descrita na seção 3.3.2.
A declaração do escopo de conter as seguintes entradas para melhor entender o que deve ser executado.
Ativos de processos organizacionais (todos e qualquer ativos usados para alcançar os ativos do projeto devem ser obtidos a partir dos ativos de processos organizacionais)
Termo de abertura de um projeto (se um termo de abertura na for usado em uma organização executora, então um conjunto comparável de informações precisa ser adquirido ou desenvolvido e usado para desenvolver a declaração do escopo detalhado do projeto)
Plano de gerenciamento do escopo do projeto (fornece orientação sobre como o escopo do projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado)
Solicitações de mudanças aprovadas (pode ocasionar uma mudança no escopo do projeto, na qualidade do projeto, nos custos estimados ou no cronograma do projeto)

3.6.O que deve constar no plano de gerenciamento de escopo?

  • Os fatores ambientais da empresa (Itens como cultura da empresa, infra estrutura, ferramentas, recursos humanos, políticas de pessoal e condições de mercado que poderiam afetar a forma como o escopo do projeto é gerenciada)
  • Ativos de processos organizacionais (políticas, procedimentos e diretrizes formais e informais que poderiam afetar o modo como o escopo do projeto é gerenciado.)
  • Termo de abertura do projeto (Descrito na seção 2.2.1)
  • Declaração do escopo preliminar do projeto (Descrito na seção 2.2.2)
  • Plano de gerenciamento do projeto (Descrito na seção 2.2.3)

4.    GERENCIAMENTO DE TEMPO

4.1.Objetivo


Inclui processos necessários para realizar o projeto dentro do prazo previsto. Possui uma visão geral dos processos de gerenciamento de tempo do projeto.
Os processos de gerenciamento de tempo do projeto interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento.
Para alguns projetos especialmente os de menor escopo, o seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa de duração da atividade e o desenvolvimento do cronograma estão tão estreitamente ligados que são considerados um único processo que pode ser realizado por uma pessoa durante um período de tempo relativamente curto.

4.2.Quais os processos e definições?


4.2.1.  Definição da atividade (identificação das atividades especificas do cronograma que precisam ser realizadas)


Envolve identificar o trabalho planejado para ser executado. Identificará entregas no nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP), a que chamamos de pacote de trabalho. Os pacotes de trabalho são planejados em componentes menores, chamados atividades do cronograma, para fornecer uma base para a estimativa, elaboração de cronogramas, execução, e monitoramento e controle do trabalho do projeto.


4.2.2.  Sequenciamento das atividades (indicação e documentação das dependências das atividades)


Envolve a identificação e documentação dos relacionamentos lógicos entre as atividades do cronograma. As atividades podem ser sequenciadas logicamente usando as relações de precedência adequada, além de antecipações e atrasos, para dar suporte ao desenvolvimento posterior de um cronograma do projeto realista e alcançável. O sequenciamento pode ser feito manualmente ou por sistemas informatizados.

4.2.3.  Estimativa dos recursos da atividade (estimativa do tipo e da quantidade de recursos necessários)


Envolve determinar os recursos (pessoas, equipamentos ou material) e as quantidades de cada recurso que serão usados e quando cada recurso estará disponível para realizar as atividades do projeto. É estreitamente coordenado com o processo estimativa de custos.

Exemplo:
Equipe de um projeto de construção precisa estar familiarizada com os códigos de construção locais. Esse conhecimento é facilmente adquirido dos fornecedores locais. No entanto, se o “pool” de mão-de-obra local não possuir experiência em técnicas de construção especializadas ou pouco usuais, a maneira mais eficaz para obter esse conhecimento dos códigos de construção locais pode incluir um consultor, com custo adicional.

4.2.4.  Estimativa da duração da atividade (estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades individuais)


Usa informações sobre: escopo de trabalho de atividade do cronograma, tipos de recursos necessários, estimativa das quantidades de recursos e calendários de recursos com as disponibilidades de recursos. As informações se originam da pessoa ou do grupo da equipe do projeto que está mais familiarizado com a natureza do conteúdo do trabalho.a estimativa de duração é progressivamente elaborada e o processo considera a qualidade e disponibilidade dos dados de entrada.
Também é exigido que quantidade de esforço de trabalho necessária para terminar a atividade do cronograma se estimada, que a quantidade prevista de recursos a ser a ser aplicada ara terminar a atividade do cronograma seja estimada e que o número de períodos de trabalho necessário para terminar a atividade seja determinado.

4.2.5.  Desenvolvimento do cronograma (analise dos recursos necessários, restrições do cronograma, durações e seqüência das atividades)


Um processo interativo, determina as datas de inicio e termino planejadas das atividades do projeto. Pode exigir que as estimativas de duração e as estimativas de recursos sejam reexaminadas e revisadas para criar um cronograma do projeto aprovado. O desenvolvimento do cronograma continua durante todo o projeto se modifica e os eventos de risco esperados ocorrem ou desaparecem a medida que novos riscos são identificados.

4.2.6.  Controle do cronograma (controle nas mudanças no cronograma)


Está relacionado à:
Determinação do andamento atual do cronograma
Controle dos fatores que criam mudanças no cronograma
Determinação de que o cronograma do projeto mudou
Gerenciamento das mudanças conforme elas efetivamente ocorrem


4.3.O que é plano de gerenciamento de tempo?



Como o definido no seu objetivo o plano de gerenciamento de tempo é a descrição e documentação das atividades que serão realizadas com a finalidade de estabelecer o prazo com datas de inicio e termino criando características de controle de andamento do projeto.
Vai possuir todas as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.


5.    GERENCIAMENTO DE CUSTOS


5.1.Objetivo



Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle dos custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.
Seus processos interagem entre si e também com processos de ouras áreas de conhecimento.
Trata principalmente do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma. No entanto, o gerenciamento de custos do projeto também deve considerar o efeito das decisões do projeto sobre o custo de utilização, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto.


5.2.Quais os processos e definições?


5.2.1.  Estimativa de custos (estimativa de custos dos recursos necessários)



Envolve o desenvolvimento de uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade do cronograma. É considerada as possíveis causas de variação das estimativas de custos, inclusive os riscos.
Inclui a identificação e a consideração de diversas alternativas de custos, considera se a economia esperada pode compensar o custo do trabalho de design adicional.
Os custos são estimados para todos os recursos cujos custos serão lançados no projeto. Isso inclui, mas não se limita a mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de categorias especiais como uma provisão para inflação ou um custo de contingência.


5.2.2.  Orçamentação (agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha base dos custos)


Envolve a agregação dos custos estimados de atividades do cronograma individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos totais para a medição do desempenho do projeto. A declaração do escopo do projeto fornece o orçamento sumarizado. No entanto, as estimativas de custos da atividade do cronograma ou do pacote de trabalho são preparadas antes das solicitações de orçamento detalhado e da autorização do trabalho.


5.2.3.  Controle de custos (Controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento)


Inclui:
  • Controlar os fatores que criam mudanças na linha de base dos custos
  • Garantir que houve uma acordo em relação as mudanças solicitadas
  • Monitorar as mudanças reais quando e conforme ocorrem
  • Garantir que os possíveis estouros nos custos não ultrapassam o financiamento aprovado periodicamente e no total do projeto
  • Monitorar o desempenho dos custos para detectar e compreender as variações em relação alinha de base dos custos
  • Registrar exatamente todas as mudanças adequadas ou não aprovadas e relação a linha de base dos custos
  • Evitar que mudanças incorretas, inadequadas ou não aprovadas sejam incluídas nos custos relatados ou na utilização de recursos.
  • Informar as partes interessadas adequadas sobre as mudanças aprovadas.
  • Agir para manter os estouros nos custos esperados dentro dos limites aceitáveis.
  • Procura as causas das variações positivas e negativas e faz parte do controle integrado de mudanças.

5.3.O que é plano de gerenciamento de custos


É o processo de descrição, documentação dos possíveis custos envolvidos no projeto tentando por sua vez criar uma previsão de todos os gastos que serão feitos com a execução das atividades definidas no escopo do projeto com a maior precisão possível, aceitando um índice e variação também prevista no plano de custo do projeto.
Também considera os custos de execução do projeto podendo considerar um possível aumento do custo na elaboração do projeto desde que este seja justificado por uma redução do custo na execução dos processos.
Em geral, as estimativas de custos são expressas em unidade de moeda para facilitar as comparações dentro de projetos e entre eles.


6.    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE


6.1.Objetivos



Incluem as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda as necessidades que motivaram sua realização. Implementam o sistema de gerenciamento da qualidade através da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade com atividade de melhoria continua dos processo conduzidos do inicio ao fim, conforme adequado.
A abordagem básica do gerenciamento da qualidade descrito pretende ser compatível com a da ISO (International Organization for Standardization). Também deve ser compatível com as abordagens proprietárias de gerenciamento da qualidade não proprietárias como gerenciamento de qualidade total (GQT), Seis Sigma, Analise de modos e efeitos de falha, revisões de projeto, voz do cliente, custo de qualidade (CDQ) e Melhoria continua.
O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade do proejto se aplica a todos os projetos, independente da natureza de seu produto, as medidas técnicas de qualidade do produto são especificas do tipo particular de produto produzido pelo projeto.
Qualidade e grau não são a mesma coisa. Grau e uma categoria atribuída a produtos ou serviços, que possuem o mesmo uso funcional, mas diferentes características técnicas. Qualidade baixa e sempre um problema; grau baixo talvez não seja.
Precisão e exatidão não são equivalentes. Precisão é a homogeneidade de medições repetidas que são agrupadas com pouca dispersão. Exatidão é a correção com que o valor medido se aproxima do valor real. As medições precisas não são muito exatas. Uma medição muita exata não é necessariamente precisa. A equipe de gerenciamento de projeto precisa determinar o quanto a exatidão ou a precisão são necessárias.

6.2.Quais processos e definições?


6.2.1.  Planejamento da qualidade (identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-lo)


Envolve a identificação dos processos de qualidade relevantes para o projeto e a determinação de como satisfazê-lo. Ele é um dos principais processos durante a execução do grupo de processos de planejamento e o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto e deve ser realizado em paralelo com outros processos de planejamento do projeto.


6.2.2.  Realizar a garantia da qualidade (aplicação da qualidade planejada e sistemática para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender o requisito)



A garantia da qualidade (GQ) é a aplicação de atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto irá empregar todos os processos necessários para atender aos requisitos.
Um departamento de garantia da qualidade, ou uma organização semelhante, muitas vezes supervisiona as atividades de garantia da qualidade. O suporte a GQ, muitas vezes supervisiona as atividades de garantia de qualidade. O suporte a GQ, independentemente do título da unidade pode ser fornecido à equipe do projeto, à gerencia da organização executora, ao cliente ou ao patrocinador, além de outras partes interessadas não envolvidas ativamente no trabalho do projeto. A GQ também fornece uma base para outra importante atividade de qualidade, a melhoria continua nos processos.


6.2.3.  Realizar o controle da qualidade (monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificações de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório)



A realização do controle de qualidade (CQ) envolve o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios. Deve ser realizado durante todo o projeto.
  • Incluem metas de produtos e processos do projeto.
  • Incluem entregas e resultados de gerenciamento de projetos, como desempenho de custos e prazos
O controle de qualidade muitas vezes é realizado por um departamento de controle da qualidade ou uma unidade organizacional com nome semelhante. O CQ pode incluir tomar ações para eliminar as causas de um desempenho insatisfatório do projeto.

6.3.O que é um plano de gerenciamento da qualidade?


O plano de gerenciamento da qualidade é a parte do projeto responsável por dimensionar os padrões de qualidade do produto ou processo resultando do projeto. Na documentação do projeto serão estabelecidos os métodos que serão usados para conferir se todos os requisitos estabelecidos e previamente aprovados estarão sendo cumpridos. Os métodos de aferição são estabelecidos no planejamento da qualidade (Descrito na seção 6.2.1) são aplicados como o definido no processo realizar a garantia da qualidade (Descrito na seção 6.2.2) e controlados como o documentado pelo processo realizar o controle da qualidade (Descrito na seção 6.2.3)

7.    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS


7.1.Objetivos



Incluem os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. O envolvimento dos membros da equipe desde o inicio acrescenta especialização durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto.
Executa funções de planejamento e documentação do pessoal necessário para executar o projeto assim como suas funções e hierarquias. Também é responsável por mobilizar o pessoal necessário para execução das atividades, treinar todos os membros de acordo com o necessário e controlar todos os processos de recursos humanos (RH) do projeto.

7.2.Quais os processos e definições?


7.2.1.  Planejamento de recursos humanos (Identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto)


Determina funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto e cria o plano de gerenciamento de pessoal. As funções do projeto pode ser designadas para pessoas ou grupos. Essas pessoas ou grupos podem ser internos ou externos à organização que executa o projeto. Pode incluir informações de como e quando os membros da equipe do projeto serão contratados ou mobilizados, os critérios para sua liberação do projeto, a identificação das necessidades de treinamento, os planos de reconhecimento e premiação, as considerações sobre conformidade, os problemas de segurança e o impacto do plano de gerenciamento de pessoal na organização.

7.2.2.  Contratar ou mobilizar a equipe do projeto (obtenção de recursos humanos necessários para executar o projeto)


É o processo de obtenção de recursos humanos necessários para terminar o projeto. A equipe de gerenciamento de projetos pode ter ou não controle sobre os membros da equipe selecionados para o projeto.


7.2.3.  Desenvolver a equipe do projeto (melhorias de competências e interações de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto)


Melhora as competências e a integração de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Os objetivos incluem:
  • Aprimorar a habilidade de membros da equipe para aumentar sua capacidade de terminar atividades do projeto
  • Aprimorar o sentimento de confiança e coesão entre os membros da equipe apara aumentar a produtividade através de um trabalho em equipe de melhor qualidade.

7.2.4.  Gerenciar a equipe do projeto (acompanhamento do desempenho de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto)


Envolve o acompanhamento do desempenho de membros da equipe, o fornecimento de feedback, a resolução de problemas e a coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto. Observa o comportamento da equipe, gerencia conflitos, resolve problemas e avalia o desempenho de membros da equipe. O plano de gerenciamento de pessoal é atualizado, as solicitações de mudança são apresentadas, os problemas são resolvidos, são fornecidas entradas para avaliação de desempenho organizacional e as lições aprendidas são adicionadas ao banco de dados da organização.

7.3.O que é um plano de gerenciamento de recursos humanos?



É a parte do projeto responsável por documentar e desenvolver as estratégias para desenvolvimento da equipe de projeto. Neste planejamento também são documentados todos os recursos humanos que serão necessários para a execução das atividades fins. Treinamentos, processos de integração das equipes assim como hierarquia do pessoal envolvido também farão parte deste planejamento.

8.    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES


8.1.Objetivos


Emprega processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto fornecem as ligações criticas entre as pessoas e informações que são necessárias para comunicações bem sucedidas. Os gerentes de projetos podem gastar um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador. Todos os envolvidos no projeto devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo.

8.2.Quais os fluxos presentes no processo de comunicação?


8.3.Quais os processos e definições?


8.3.1. Planejamento nas comunicações (determinação das necessidades das informações e comunicações das partes interessadas)


Determina as necessidades de informações e comunicações das partes interessadas. As necessidades de informações e os métodos de distribuição variam muito. Um fator importante para o sucesso do projeto é identificar as necessidades de informações das partes interessadas e determinar uma maneira adequada para atender a essas necessidades.

A maior parte do planejamento das comunicações é feita como parte das fases iniciais do projeto. No entanto os resultados desse processo de planejamento são reexaminados regularmente durante todo o projeto e revisados conforme necessário para garantir que possam ser aplicados continuamente.

8.3.2. Distribuição das informações (colocação das informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto no momento adequado)

Envolve colocar as informações à disposição das partes interessadas no projeto no momento oportuno. A distribuição das informações inclui implementar o plano de gerenciamento das comunicações, alem de responder às solicitações de informações não previstas.

8.3.3. Relatório de desempenho (coleta e distribuição das informações sobre desempenho)

Envolve a coleta de todos os dados de linha de base e a distribuição das informações sobre o desempenho às partes interessadas. Em geral, essas informações sobre o desempenho incluem o modo como os recursos estão sendo usados para atingir o objetivo do projeto. O relatório de desempenho deve normalmente fornecer informações sobre o escopo, cronograma, custo e qualidade. Muitos projetos também exigem informações sobre risco e aquisições. Os relatórios podem ser preparados de forma abrangente ou com base em exceções.

8.3.4. Gerenciamento das partes interessadas (gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas)


Refere-se a gerenciar comunicações para satisfazer as necessidades das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas. O gerenciamento ativo das partes interessadas aumenta a probabilidade de o projeto não se desviar do curso por causa de problemas não resolvidos das partes interessadas, aumenta a capacidade das pessoas operarem em sinergia e limita as interrupções durante o projeto.

8.4.O que é plano de gerenciamento das comunicações?


É a parte do projeto que tende a definir os mecanismos de comunicações que serão usados para o desenvolvimento do projeto e a execução dos processos existentes. As comunicações servem para auxiliar no controle das execuções das atividades, no comprimento das metas e na avaliação de qualidade por parte dos membros interessados.
A comunicação não tem um formato padrão ou seja as ferramentas de comunicação vão variar de acordo com a necessidade do que está sendo feito. Podem variar de relatórios de controle de desempenho, emails, memorandos, telefonemas e outros.

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