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domingo, 21 de abril de 2013

Um Pouco sobre vendas



A administração de vendas é o planejamento, direção e controle de venda pessoal, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, delegação, determinação de rotas, supervisão, pagamento e motivação, à medida que estas tarefas se aplicam à força de vendas.
O profissional de vendas bem sucedido cuida primeiro do cliente, depois do produto.



Tipos de vendedores:


  1. Entregador - tarefa de entregar o produto.
  2. Tirador de pedidos - interno ou externo, apenas anota
  3. Missionário - não tira pedidos, mas apenas cria uma boa imagem
  4. Técnico - vendedor de alto nível de conhecimento, um consultor que influencia
  5. Gerador de demanda - criativo, inventa maneiras de vender o tangível e intangível
  6. Vendedor de soluções - resolve problemas para vender agregados



Para reduzir o custo com a venda pessoal, que exige em média 4 visitas para fechar, as empresas adotam vendas por telefone, correio ou Internet.



O profissional de vendas é um elo - Ele é a empresa para os clientes, e o cliente para a empresa.


Tarefas de vendas:

  1. Prospecção - busca de clientes em potencial e indicações
  2. Definiçao de alvo - como alocar o tempo entre clientes atuais e prospects
  3. Comunicação - transmitir informações sobre a empresa e o produto
  4. Venda - atração, apresentação, respostas e fechamento
  5. Atendimento - oferta de serviços agregados ao produto
  6. Pesquisa - coleta de informações de mercado
  7. Alocação - decisão de quais clientes preterir e quais preferir

Planejamento da força de vendas:

Objetivos -> Estratégia -> Estrutura -> Dimensão -> Remuneração

As vendas podem ser:

  1. De vendedor para comprador - pessoal, por telefone, cliente atual ou potencial
  2. De vendedor para grupo de compradores - otimização da venda
  3. Equipe de vendas - equipe atende um grupo de clientes ou prospects
  4. Reunião de vendas - entre profissionais da empresa e clientes para resolver problemas
  5. Seminário de vendas - apresentação para empresas e clientes, atuais ou prospects, de novidades


O profissional de vendas é chamado de gerente de contas, quando administra diferentes contratos com diferentes empresas ou clientes.



Equipes de vendas que entendem de marketing são mais eficientes. 

O profissional de vendas deve estar sensível ao mercado para trazer informações para o desenvolvimento de novos produtos.


Estrutura da força de vendas



1. Por território - 

2. Por produto
3. Por mercado
4. Combinada



Gerenciamento da força de vendas: Recrutamento e Seleção -> Treinamento -> Supervisão -> Motivação -> Avaliação


Programas de treinamento de vendedores

  1. Conhecer a empresa e identificar-se com ela
  2. Conhecer os produtos
  3. Conhecer as características dos clientes e concorrentes
  4. Saber fazer apresentações eficazes de vendas
  5. Entender os procedimentos e responsabilidades de campo


A tecnologia permite treinar e capacitar vendedores usando CD Rom, Internet, Vídeoconferência e manter, em campo, uma interatividade com a empresa.



Em média, o vendedor gasta apenas 25% de seu tempo na venda cara-a-cara. Seu tempo é dividido em:


  • Preparação
  • Viagem
  • Alimentação e repouso
  • Espera
  • Venda
  • Administração


O uso da tecnologia permite aumentar a força interna de vendas, reduzindo o custo comum à venda externa.

Vendedores internos:

Vendedor: tradicional
Suporte técnico: responde ao cliente
Assistente de vendas: apoio logístico ao vendedor externo
Telemarketing: Prospecta, contata, promove, vende, pós-venda
O site da empresa: prospecta, atrai, informa, responde, coleta informações, vende, educa no auto-atendimento, recebe pedidos, faz follow-up e rastreamento de encomendas, promove e cria interatividade com o cliente, fornecedor e vendedor externo.

Motivação dos vendedores

Vendedores necessitam de um trabalho contínuo de motivação, por várias razões:

  • Frustração por poucas vendas em campo
  • Solidão do trabalho
  • Dificuldades com horários
  • Falta de autonomia para negociar
  • Baixo ganho financeiro e reconhecimento social
  • Problemas pessoais dificultados pela distância


Motivação => Mais esforço => Melhor desempenho => Mais recompensas => Maior satisfação => Motivação



Importância da recompensa para o vendedor:


  1. Remuneração
  2. Promoção pessoal
  3. Crescimento pessoal
  4. Satisfação própria
  5. Simpatia
  6. Respeito
  7. Segurança
  8. Reconhecimento


A importância varia, com os vendedores mais velhos dando mais valor às recompensas tangíveis, e os mais novos às intangíveis.


Quotas de vendas



Determinadas no plano anual de marketing, baseadas no planejamento da produção, força de trabalho e financeiro. As quotas estão sempre acima da previsão de vendas, para motivar a equipe.


Motivadores suplementares



Reuniões de vendas

Concursos de vendas



Para aumentar as vendas existem várias opções que o empresário pode utilizar. Nenhuma dessas iniciativas funciona isoladamente. Sempre considere a aplicação simultânea das seguintes opções:

  • use meios de comunicação de massa;
  • use ferramentas de marketing direto;
  • use ferramentas de promoção de vendas;
  • monte um cadastro de clientes, para manter um relacionamento constante com eles usando, se possível, ferramentas de informática; ou comece fazendo fichas de clientes, por exemplo, usando páginas de um caderno (veja dados essenciais);
  • solicite indicações de potenciais clientes; 
  • faça um trabalho de pós-venda e meça o grau de satisfação dos clientes;
  • pesquise e analise o mercado continuamente;
  • verifique tendências;
  • verifique alterações nas preferências dos consumidores.

Existem outros pré-requisitos para manter um negócio eficiente. Esteja atento às tendências do mercado e às necessidades dos clientes. Disponibilize produtos e serviços que tenham aceitação. O seu ponto de venda deve ser de fácil acesso e localização. Não deixe de prestar atenção, também, no atendimento aos seus clientes e no planejamento como ferramenta estratégica.
Abordagem. O empresário deve tomar iniciativa e atender, pessoalmente, vários clientes para perceber a forma mais eficiente de lidar com seu público-alvo.

Para montar uma equipe de vendas tome os seguintes cuidados:


  • identifique os fatores que influenciam o desempenho do vendedor, que são: caráter, treinamento e motivação para vendas;
  • identifique os conceitos básicos de formação de equipe, que são: descrição escrita da tarefa, construção do perfil do candidato aceitável, recrutamento dos candidatos e seleção;
  • descreva, por escrito, as tarefas que o vendedor deverá desempenhar, assim como: título do cargo, objetivo do cargo, a quem é subordinado, remuneração etc.;
  • descreva qual o perfil do candidato aceitável para sua empresa (idade, sexo, saúde, perseverança, motivação no cargo);
  • defina as atribuições do vendedor, tais como: vendas, promoção, prestação de serviços, cobertura territorial e atribuições administrativas;
  • defina como recrutar os candidatos (indicações, em escolas, na concorrência, através dos meios de comunicação ou então recrutando internamente);
  • selecione com cuidado os possíveis candidatos;
  • adote um formulário para os primeiros contatos e para a seleção posterior.

A estrutura do departamento de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes fatores:


  • dimensão da empresa;
  • produto, ou serviço a ser comercializado;
  • especificidades do produto, ou serviço;
  • grau tecnológico do produto, ou serviço;
  • clientes: dispersão geográfica dos atuais clientes;
  • modelos de organização da equipe de vendas.

Ao montar uma equipe de vendas é preciso levar em conta os seguintes fatores:

Geográficos: distribua os elementos da sua equipe pelas regiões mais relevantes. Cada vendedor tem uma região, podendo vender todos os produtos da empresa. Os vendedores passam a conhecer melhor os clientes, criam uma relação mais próxima e conseguem gerir melhor os deslocamentos.
Porém, com o tempo, trabalhar sempre na mesma região pode causar saturação pois o profissional poderá entrar em uma rotina desgastante. Se a empresa tiver muitos produtos ou se estes exigirem conhecimentos técnicos, o vendedor pode sair perdendo por não ter um conhecimento aprofundado de cada um deles.

Produtos: cada vendedor é responsável por um produto ou por um conjunto de produtos da empresa. No caso da comercialização de produtos que exigem conhecimentos técnicos específicos, os clientes têm que ser bem informados e o vendedor não pode demonstrar ignorância sobre o que está vendendo.
Isso obriga o vendedor a percorrer o país todo, ou toda a área coberta pela empresa, correndo o risco de causar saturação nos clientes que recebem a visita de vários vendedores da mesma firma. Portanto, é recomendável que haja a troca entre os vendedores e uma boa coordenação no escalonamento das visitas.

Tipo de cliente: se a empresa tem clientes diferenciados, que obrigue a diferentes abordagens por parte do departamento, os vendedores devem se especializar nos ramos de cada um deles. Por exemplo, pode ter pessoas que se dediquem apenas aos atacadistas e outras só para o varejo. Esta é uma boa opção para prestar uma maior atenção às necessidades de cada tipo de cliente. Mas, se os clientes com características semelhantes estiverem muito dispersos no país, o trabalho pode tornar-se mais complicado.



Sistema misto: se a sua empresa já atingiu uma dimensão considerável, o empresário pode optar pela distribuição complexa por região/produto, região /cliente ou região/produto/cliente.

A organização não é tudo. É importante também ter flexibilidade para manter os funcionários motivados. O roteiro de visita deve ser rigoroso e é indispensável analisar cuidadosamente cada cliente verificando as compras médias e a última compra de cada um deles. A motivação da equipe de vendas também, não pode ser deixada de lado.
A definição de metas orienta a tomada de decisões da empresa, mantendo o foco no negócio e evitando desperdícios.
As metas de vendas devem sempre ser factíveis, ou seja, devem ser alcançáveis em condições normais de mercado. A equipe de vendas deve participar o máximo possível do processo de definição das mesmas, pois, desta forma, estarão mais comprometidos com os resultados.  
O método utilizado para definir as metas individuais deve ser justo e transparente, evitando qualquer tipo de privilégio, ou discriminação entre os vendedores.
A empresa deve buscar manter um equilíbrio entre as oportunidades oferecidas e as metas de vendas de cada vendedor. Em outras palavras, as metas devem ser coerentes com a carteira, região e segmento de mercado do vendedor.
Além das metas quantitativas em volumes de vendas, faturamento, descontos e despesas de vendas, outros parâmetros qualitativos podem, e devem, ser considerados, como a participação em treinamentos, número e natureza de elogios e reclamações, pedidos cancelados, entre outros.
Estes volumes de vendas são divididos entre os vendedores de acordo com o potencial das carteiras de clientes, ou das regiões de atuação. No caso de vendas internas, as oportunidades tendem a ser mais equilibradas e, da mesma forma, as metas individuais dos vendedores tendem a ser muito parecidas.
A definição das metas de venda parte do faturamento necessário para alcançar os resultados financeiros desejados, traduzido em volumes unitários de vendas dos diversos tipos de produtos. Deve-se, sempre, seguir uma série histórica, no caso de uma empresa já existente, ou em estimativas, no caso de uma empresa nascente.
O roteiro de visitas considera o potencial dos clientes e os custos de vendas. A empresa deve buscar o máximo de cobertura geográfica, com o menor custo de visitas em combustível, tempo desperdiçado etc.
Para isso, é necessário o mapeamento dos pontos a serem visitados. Analise e defina o melhor itinerário do vendedor, ou seja, que ele percorra a menor distância, atendendo o maior número de clientes num mesmo dia.
Lembre que a rota de vendas, na maior parte dos casos, coincide com a rota de entregas. Isso economiza no itinerário das entregas.
Idealmente, podemos montar um banco de dados utilizando-se das ferramentas de informática, ou então podemos iniciar a montagem de um banco de dados de forma bem simples, montando fichas de clientes, por exemplo. Porém, a importância fundamental de se montar um banco de dados é gerenciar o relacionamento com seus clientes.
O mais importante é valorizar o conteúdo da informação. O foco do trabalho está em disponibilizar os dados para a empresa e, além disso, diferenciar seus clientes e manter os relacionamentos de acordo com a sua importância para a empresa.
O conceito que está por trás da elaboração de um banco de dados é entender que os clientes não são iguais. Podemos considerar as seguintes diferenças:

  • estágios de vida diferentes;
  • dados demográficos (sexo, idade, estado civil, religião, raça etc.);
  • dados psicográficos (mesma família, mesmo grau de escolaridade, faixa de renda, moram sozinhas, hábitos de lazer etc.);
  • dados transacionais (assinantes de jornais, revistas, tv a cabo, cartão de crédito utilizado etc.);
  • comportamentos diferentes; - Necessidades de consumo diferentes; - hábitos de consumo diferentes;

Portanto, clientes diferentes entre si, geram rentabilidades diferentes também. Clientes merecem tratamentos diferentes. O importante é registrar a informação e utilizá-la sempre e de acordo com as estratégias e objetivos da sua empresa. 

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